COPA OURO VERDE

FUTEBOL 7

Prefeitura Municipal de Ouro Verde do Oeste

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

 

Increva sua equipe no Ginásio de Esportes

 

Click na bola para imprimir a ficha de inscrição

REGULAMENTO:

INSCRIÇÃO: TAXA DE 300 REAIS POR EQUIPE.
O valor da inscrição deverá ser pago até o dia do 03/maio e a folha com a relação dos atletas deverá ser entregue antes da primeira partida.

ARBITRAGEM: A Associação de Árbitros de Toledo ficará responsável pela equipe de árbitros, mesários e cronometristas, conforme licitação realizada pela Prefeitura Municipal de Ouro Verde do Oeste, para a arbitragem de todos os jogos da Copa Ouro Verde de Futebol 7.

Cartões: Suspensão automática a partir do 3 cartão amarelo.  O cartão vermelho não anula o cartão amarelo recebido.
OBS IMPORTANTE: Ficou combinado entre as equipes que não será aplicada a penalização de 2 minutos para o atleta que receber o cartão amarelo. A justificativa foi aceita pela comissão técnica já que poderá haver divergências entre jogadores e torcedores com relação ao sistema diferenciado de aplicação de cartões pelos árbitros que estiverem atuando nos jogos. Os árbitros podem usar critérios diferentes na aplicação dos cartões e isso causará grandes transtornos durante a realização das partidas já que o atleta penalizado ficaria temporariamente ausente e a equipe adversária, com vantagem numérica de jogadores, poderia obter vantagens da situação.
O atleta que receber cartão vermelho por indisciplina, será julgado pela Comissão de Arbitragem e poderá ficar impedido de participar do próximo evento esportivo do município.

O CAMPO DE JOGO

O campo de jogo deve ser de grama sintética ou natural, tendo sua forma retangular, não podendo seu comprimento exceder a 65 m nem ser inferior a 45 m e a sua largura máxima de 45 m e a mínima 35 m. Devendo o comprimento ser sempre superior à largura. A metragem ideal pode ser considerada como: 60 x 40. O local da competição deverá ter acesso a banheiros e/ou vestiários. O banco de reservas, as mesas para os arbitros, as redes e a marcação do campo deveverá estar em ordem antes do início da 1a. partida e é de responsabilidade do sediante, assim como a presença dos gandulas durante a duração de todas as partidas.

As rodadas serão realizados aos domingos em campos do interior de Ouro Verde do Oeste: LINHA GOZZI - SÃO SEBASTIÃO, CRUZEIRINHO.  O time local que estiver sediando a rodada terá direito a jogar na última partida, além do direito à venda de bebidas, salgados, lanches, refrigerantes, etc. A renda será 100% pertencente ao responsável pela sede do evento. O representante da Linha(sede) deverá providenciar a rede, marcação do campo, área para arbitragem, limitação para torcedores, gandulas, e ficará responsável pela entrega das bolas ao final da partida.

A BOLA

01 - A bola deve ser a mesma utilizada no futebol de campo.

02 - A bola não pode ser trocada durante a partida, a não ser com a autorização de um dos árbitros.

03 - Ambas as equipes devem se apresentar, no mínimo, com uma bola nova ou em condições de jogo (com suas marcações e desenhos legíveis), que deverá ficar na mesa do Representante.

NÚMERO DE ATLETAS

01 - Uma partida deve ser disputada por duas equipes compostas de 07 atletas em cada uma, onde um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.

02 - Não é permitido o início da partida sem que as equipes tenham, no mínimo, 05 atletas no campo de jogo. Atletas poderão entrar para completar a equipe, somente até o final do 1o.tempo.

03 -Quando uma equipe, ou ambas, ficarem reduzida a 03 atletas, seja por qualquer motivo, a partida deverá ser encerrada imediatamente.

04 - Na súmula de jogo deve ser registrado o máximo de 20 atletas por equipe, podendo ser completada até o final da partida, inclusive na prorrogação. O prazo máximo para inclusão de atletas é até o término da fase de classificação.

OBS: Será permitido, a cada equipe, a inclusão de até 2 atletas convidados sem vínculo com o município de Ouro Verde do Oeste.

05 - As substituição são ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de paralisação do jogo, sendo restritas aos atletas registrados em súmula. 

06 - O goleiro poderá ser substituído desde que autorizado pela Arbitragem e com a bola fora de jogo. Quando a troca for com jogador postado no banco de reservas, poderá ser realizada com a bola em jogo ou fora de jogo.

07 -Quando do atendimento a qualquer atleta lesionado, este obrigatoriamente deverá deixar o campo de jogo por qualquer lugar do mesmo, desde que autorizado por um dos Árbitros, podendo ser substituído imediatamente, e o atleta em questão estará apto a retornar somente com autorização do Árbitro, exceto o goleiro que poderá continuar no jogo, sem a obrigatoriedade de deixar o campo e ser substituído.

08 - Em caso de sangramento ou lesão grave o atleta deve deixar o campo de jogo, podendo ser substituído imediatamente.

09 - Os Capitães de ambas as equipes devem obrigatoriamente assinar a sumula do jogo.

10 - A comissão técnica das equipes poderá ser composta pelos seguintes membros: Técnico - Auxiliar-Tecnico - Massagista - Roupeiro

UNIFORME DOS ATLETAS / COMISSÃO TÉCNICA

01 - O uniforme dos atletas consiste de: camisa, calção, meias de cano longo, caneleiras oficiais, tênis ou chuteira apropriados para a prática da modalidade, podendo utilizar equipamentos de proteção próprios ao esporte.

a) É OBRIGATORIO o uso de caneleiras, sendo que as mesmas deverão estar cobertas pelas meias, e devem ser confeccionadas em material apropriado que ofereça proteção ao jogador (plástico poliuretano ou material similar).

02 - Os atletas podem se apresentar, em campo, usando camisas de mangas curtas e outros usando mangas cumpridas, desde que sejam da mesma cor das mangas das camisas de mangas curtas.

03 - O goleiro deve usar uniforme de cor diferente dos demais atletas, sendo permitido usar calça própria para a prática do esporte.

04 - As camisas devem ser numeradas nas costas (de 01 a 99) sem repetição de números na mesma equipe, numeração na frente da camisa é opcional. A cor dos números deve ser diferente em relação à da camisa e estes devem ter de 0,20 a 0,30cm de altura.

05 - O árbitro exigirá que o atleta ou membro da comissão técnica retire qualquer objeto que, a seu ver, possa causar danos a si ou aos demais, tais como colar, brinco, piercing, anéis, alianças, inclusive imagens ou textos que façam apologia contrária à moral do Esporte. Não sendo obedecido, impedirá sua participação.

06 – Para o início e reinício da partida, o atleta deve estar sempre bem uniformizado, com a camisa dentro do calção e meias levantadas, como determina a regra, sendo que no decorrer da mesma, a camisa poderá ser usada para fora do calção, mas as meias deverão estar sempre levantadas.

07 - O capitão deve ser identificado com 01 tarja fixada em um dos braços de cor diferente do uniforme, se substituído, deve entregá-la a seu substituto.

08 - O atleta pode jogar de óculos apropriado para o esporte, porém a responsabilidade é do mesmo por qualquer acidente e deve constar em súmula.

09 - Se a equipe for utilizar um atleta já inscrito em sumula, como goleiro reserva, o mesmo só poderá atuar com camisa de cor diferente, mas com a mesma numeração que se inscreveu anteriormente.

10 - O uso de bermuda térmica está condicionado a sua cor ser idêntica à cor predominante do calção.

11 – Os atletas não poderão usar ataduras e esparadrapo por fora das meias para segurar as caneleiras.

12 – É obrigatório aos atletas, em aquecimento, postados no banco de reservas ou na lateral do campo, usarem coletes com cores diferentes das camisas das equipes, devendo ter cor única para todos os atletas. Os coletes não devem ser iguais ao da equipe adversária.

UNIFORME DA COMISSÃO TÉCNICA

01 – Os componentes da comissão técnica para permanecerem no banco de reservas, devem estar vestidos com calça ou agasalho, camisa com mangas ou similares, sapato, tênis ou chuteira apropriados.

TEMPO DE JOGO E CATEGORIAS

01 – O Futebol 7, compreenderá a categoria Masculino Livre com os tempos de jogo divididos em dois períodos iguais de 30 minutos.

02 - Cabe somente aos árbitros marcarem o tempo do jogo.

03 - Todos os jogos devem ter um intervalo de 5 minutos e o 1o. jogo se iniciará com tolerância máxima de 15min. (apenas no 1o.jogo).

04 - Um pedido de tempo técnico por período pode ser solicitado pelas equipes, o capitão deve pedir a um dos árbitros e o técnico somente ao representante.

05- A duração do tempo técnico é de 01 minuto sendo concedido na próxima paralisação da partida, que será acrescido ao término do período.

06- Quando do pedido de tempo técnico, as equipes devem se reunir dentro de sua área de meta, sendo permitida somente a entrada em campo do técnico e do massagista, nesta paralisação o árbitro deve informar se solicitado, o tempo de jogo, apenas ao capitão da equipe.

07 - Toda paralisação por motivo de contusão, etc, deve ser acrescida ao final do período, sempre a critério dos árbitros.

Obs: Quando do acréscimo na partida, os árbitros deverão indicar para o representante do jogo, o tempo que será acrescido próximo ao final de cada período e este comunicará o técnico das equipes, caso a equipe não possua técnico, o capitão deverá ser informado por um dos árbitros.

08 - O tempo da prorrogação para efeito de desempate, não poderá ser maior do que 10 minutos em todas as categorias, sendo dividido em 02 períodos de 05x05 minutos sem intervalo, apenas com mudança de lado das equipes. Continua valendo as somatórias de infrações individuais e coletivas, além de todos os cartões disciplinares.

09 - Caso o pedido de tempo técnico não seja utilizado no segundo período, poderá ser solicitado na prorrogação, se houver.

10 - Em ocasiões excepcionais, poderá ser colocado placar público, porém quem determina o tempo de jogo é o cronômetro do árbitro.

SISTEMA DE DISPUTA:
Todas as equipes jogarão entre si, classificando os 4 primeiros colocados. O 1o colocado jogará contra o 4o.colocado. O 2o. colocado jogará com o 3o. colocado. Os perdedores disputam o terceiro lugar e os vencedores disputam o primeiro lugar.
CLASSIFICAÇÃO EM CASO DE EMPATE POR PONTOS: O desempate será feito obedecendo os seguintes critérios: 1o. Confronto direto em caso de empate entre 2 equipes.  2o. Maior número de vitórias  3o. Maior saldo de gols  4o. Maior no. gols pró  5o. Menor no. cartões vermelho  6o. Menor no. cartões amarelo  7o. Sorteio.
RODADAS:
As rodadas serão realizadas nos campos das Linhas conforme sorteio realizado no Congresso Técnico.
ATLETAS CONVIDADOS:
Cada equipe poderá convidar até 2 atletas de outras cidades.
São José das Palmeiras participará da competição como "EQUIPE CONVIDADA" e só poderá utilizar jogadores do seu município.
TRANSPORTE:
O Transporte para os locais dos jogos será por conta de cada equipe participante.

PREMIAÇÃO: Troféu para campeão, vice-campeão, terceiro colocado e quarto colocado. OBS: 21 medalhas para premiação dos classificados até 4o. lugar. (Troféu Artilheiro), (Trofeu Melhor Goleiro). Premiação em dinheiro: 1o.Lugar: 50% - 2o.Lugar: 30% - 3o.Lugar: 20%

*Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Evento.