TVOESTE.NET

GOVERNO DO PARANÁ - SECRETARIA DO ESPORTE

26º JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ / 2012

 

 1) CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ

1.1) MODALIDADES / IDADES

> BASQUETEBOL, FUTEBOL, FUTSAL, HANDEBOL E VOLEIBOL

DIVISÃO A – Atletas nascidos entre 1994 e 1997 (15 a 18 anos)

DIVISÃO B – Atletas nascidos entre 1995 e 1998 (14 a 17 anos)

> ATLETISMO - Atletas nascidos entre 1995 e 1997 (15 e 17 anos)

> JUDÔ, TAEKWONDO E VOLEI DE PRAIA - Atletas nascidos entre 1994 e 1997 (15 a 18 anos)

> CICLISMO

Categoria A – Atletas nascidos em 1994 e 1995 (17 e 18 anos)

Categoria B – Atletas nascidos em 1996 e 1997 (15 e 16 anos)

Categoria C – Atletas nascidos em 1998 e 1999 (13 e 14 anos)

> GINÁSTICA RÍTMICA – Atletas nascidas a partir de 1997 (até 15 anos)

> KARATÊ – Atletas nascidos entre 1994 e 1996 (16 a 18 anos) Obs.: poderá ocorrer mudança na faixa etária (em estudos junto a Federação Paranaense de Karatê)

> NATAÇÃO

Categoria A – Atletas nascidos entre 1994 e 1996 (16 a 18 anos)

Categoria B – Atletas nascidos entre 1997 e 1999 (13 a 15 anos)

> TÊNIS - Obs.: poderão ocorrer mudanças nas faixas etárias e categorias (em estudos junto a Federação Paranaense de Tênis)

FEMININO – Atletas nascidas entre 1994 e 1997 (15 a 18 anos)

MASCULINO – Categoria A – Atletas nascidos entre 1994 e 1995 (17 e 18 anos)

Categoria B – Atletas nascidos entre 1996 e 1997 (15 e 16 anos)

> TÊNIS DE MESA – Atletas nascidos entre 1994 e 1999 (13 a 18 anos)

> XADREZ * – Atletas nascidos entre 1994 e 1998 (14 a 18 anos)

* Permitida a inscrição e participação de até 02 (dois) atletas nascidos entre 1999 e 2000 (12 e 13 anos)

1.2) CONDIÇÃO ÚNICA PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS – DIVISÕES “A” E “B”

Artigo xx. Todos os atletas participantes nos 26º Jogos da Juventude do Paraná deverão estar matriculados até a data de 13 de abril de 2012 em estabelecimentos de ensino regular fundamental, médio, pós-médio regular ou ensino superior regular do Estado do Paraná e com frequência mínima de 75% a partir da data de matrícula até o início da competição da respectiva fase (Regional ou Final), com exceção para os inclusos no Parágrafo Terceiro deste artigo.

Parágrafo Primeiro – Quando solicitado pela Comissão Técnica da Secretaria de Estado do Esporte ou pela Justiça Desportiva, os municípios terão o prazo de até 04 horas para a indicação do nome dos estabelecimentos de ensino nos quais os seus atletas estejam matriculados.

Parágrafo Segundo – Estarão impedidos de participar dos 26º Jogos da Juventude do Paraná, atletas que estejam cursando qualquer tipo de curso à distância que não tenha necessidade de frequência mínima.

Parágrafo Terceiro – Os atletas que já concluíram o Ensino Médio no Estado do Paraná e que não estão mais estudando, poderão participar da competição utilizando um dos vínculos citados no Artigo XX (VÍNCULOS DE ATLETAS COM OS MUNICÍPIO – DIVISÕES “A” E “B” - PARÁGRAFOS SEGUNDO, TERCEIRO OU QUARTO),

Parágrafo Quarto – Os atletas que já concluíram o Ensino Médio no Estado do Paraná e que não estão mais estudando e que estão na condição de ATLETA CONVIDADO, poderão participar da competição por qualquer município do Estado do Paraná, desde que comprovem vínculo com o Estado do Paraná conforme o Artigo XX (VÍNCULOS DE ATLETAS COM OS MUNICÍPIO – DIVISÕES “A” E “B”).

 

1.3) VíNCULOS DE ATLETAS COM OS MUNICÍPIOS – DIVISÕES “A” E “B”

Artigo xx. Para efeito de participação são considerados atletas do município os que se enquadrem em um dos parágrafos deste artigo:

Parágrafo Primeiro - Estar matriculado até a data de 13 de abril de 2012 em estabelecimento de ensino regular fundamental, médio, pós-médio regular ou ensino superior regular localizado no município. Por ocasião da competição deverá ter frequência mínima de 75% a partir da data de matrícula até o início da competição da respectiva fase (Regional ou Final). Expirado o prazo estabelecido neste parágrafo o atleta que efetuar transferência escolar para outro estabelecimento de ensino de outro município, não poderá utilizar deste elo de identificação com o município.

Parágrafo Segundo - Possuir domicílio familiar no município até a data de 13 de abril de 2012. Entende-se como domicílio familiar o local de residência dos pais. Expirado o prazo estabelecido neste parágrafo o atleta que mudar o domicílio familiar para outro município não poderá utilizar deste elo de identificação com o município.

Parágrafo Terceiro - Ter nascido no município.

Parágrafo Quarto - Estar federado e confederado por uma Entidade de Prática do Desporto (Clube/Associação) sediada no município, junto à Entidade de Administração do Desporto do Paraná (Federação/Liga) da respectiva modalidade pela qual participará nos 26º Jogos da Juventude do Paraná, até a data de 13 de abril de 2012, tendo participado no presente ano em uma competição promovida pela respectiva Entidade de Administração do Desporto, antes de sua participação nos 26º Jogos da Juventude do Paraná. Entende-se por Entidade de Administração do Desporto a entidade representante da Confederação Brasileira da modalidade no Estado do Paraná. Expirado o prazo estabelecido neste parágrafo o atleta que se tranfererir, for cedido por empréstimo temporário ou qualquer outro recurso semelhante para outra Entidade de Prática do Desporto (Clube, Associação) de outro município não poderá utilizar deste elo de identificação com o município.

Artigo xx. Para efeito de participação de ATLETAS CONVIDADOS que já concluíram o Ensino Médio no Estado do Paraná e não estão mais estudanto, conforme o Parágrafo Quarto do Artigo XX (CONDIÇÃO ÚNICA PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS – DIVISÕES “A” E “B”), são considerados atletas do Estado do Paraná os que se enquadrem em um dos parágrafos deste artigo:

Parágrafo Primeiro - Possuir domicílio familiar no Estado do Paraná até a data de 13 de abril de 2012. Entende-se como domicílio familiar o local de residência dos pais. Expirado o prazo estabelecido neste parágrafo o atleta que mudar o domicílio familiar para outro município não poderá utilizar deste elo de identificação com o município.

Parágrafo Segundo - Ter nascido no Estado do Paraná.

Parágrafo Terceiro - Estar federado e confederado na Entidade de Administração do Desporto do Paraná (Clube/Associação) da modalidade pela qual participará nos 26º Jogos da Juventude do Paraná, até a data de 13 de abril de 2012, tendo participado no presente ano em uma competição promovida pela respectiva Entidade de Administração do Desporto, antes de sua participação nos 26º Jogos da Juventude do Paraná. Entende-se por Entidade de Administração do Desporto a entidade representante da Confederação Brasileira da modalidade no Estado do Paraná. Expirado o prazo estabelecido neste parágrafo o atleta que se tranfererir, for cedido por empréstimo temporário ou qualquer outro recurso semelhante para outra Entidade de Prática do Desporto (Clube, Associação) de outro município não poderá utilizar deste elo de identificação com o município.

1.4) DO REGISTRO DE ATLETAS NAS ENTIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DO DESPORTO

Artigo xx. Poderão participar nos 26º Jogos da Juventude do Paraná atletas que até a data de 13 de abril de 2012 estejam ligados (registrados, filiados ou transferidos) somente à Entidade de Administração do Desporto do Paraná (Federação/Liga), tendo participado no presente ano em uma competição promovida pela referida entidade antes de sua participação nos 26º Jogos da Juventude do Paraná. Os atletas deverão manter seus registros, filiações e/ou transferências na respectiva entidade do Paraná, e tão somente do Paraná, até o encerramento da sua participação na competição.

Parágrafo Primeiro - Os prazos fixados estão estipulados para atletas de modalidades coletivas e modalidades individuais.

Parágrafo Segundo - O “caput” deste artigo somente será válido caso o atleta participe no evento, na mesma modalidade a qual é filiado.

Parágrafo Terceiro - Entenda-se por “e tão somente do Paraná” que o atleta não poderá estar ligado (federado/confederado) a nenhuma outra Entidade de Administração do Desporto de outro estado e/ou país que não do Estado do Paraná.

Parágrafo Quarto - Entende-se por Entidade de Administração do Desporto, a entidade filiada a Confederação Brasileira da modalidade no Estado do Paraná.

 

Parágrafo Quinto - Expirado o prazo estabelecido no “caput” deste artigo o atleta que se transferir, for cedido por empréstimo temporário ou qualquer outro recurso semelhante, à outra Entidade de Prática do Desporto de outro estado ou país, estará impedido de participar dos 26º Jogos da Juventude do Paraná.

Parágrafo Sexto - Estarão liberados do “caput” deste artigo os atletas da modalidade de VOLEI DE PRAIA, em razão da impossibilidade de transferência entre as Entidades de Administração do Desporto Estaduais. Estes atletas registrados em outro estado e/ou país somente poderão participar dos 26º Jogos da Juventude do Paraná desde que comprovem vínculo com o município desde 31 de março de 2011 (data mínima). Caso seja solicitado pela Secretaria de Estado do Esporte ou pela Justiça Desportiva, esta comprovação poderá ser realizada através dos documentos a seguir relacionados, apresentados num prazo máximo de até 04 (quatro) horas após o pedido:

a) Histórico escolar do atleta (anos de 2011e 2012);

b) Comprovantes de residência desde 31/03/2011;

c) Carteira de trabalho assinada desde 31/03/2011;

1.3) ATLETAS CONVIDADOS

Artigo xx. Para efeito de participação nos 26º Jogos da Juventude do Paraná os ATLETAS CONVIDADOS devem cumprir o disposto no Artigo xx (CONDIÇÃO ÚNICA PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS NOS 26º JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ – DIVISÕES “A” E “B”) e também, no caso de atletas registrados em Entidades de Administração do Desporto do Paraná ao disposto no Parágrafo Terceiro do Artigo xx (VÍNCULOS DE ATLETAS COM OS MUNICÍPIOS – DIVISÕES “A” E “B”)

Artigo xx. Para os 26º Jogos da Juventude do Paraná todos os municípios poderão convidar atletas observado o Artigo xx e as seguintes condições:

Parágrafo Único - Nas Divisões A e B, poderão ser convidados até 04 atletas nas modalidades coletivas/sexo e 01 atleta por modalidades individuais/sexo e Volei de Praia/sexo, conforme o descrito a seguir:

a) Os municípios da Divisão A nas modalidades coletivas/sexo poderão utilizar 02 atletas convidados do Estado do Paraná que não tenham participado dos jogos no presente ano, mais 02 atletas que tenham participado na Fase Regional de qualquer uma das Regiões Esportivas conforme o Artigo xx. Nas modalidades individuais/sexo e no Volei de Praia/sexo poderá ser utilizado 01 atleta convidado do Estado do Paraná que não tenha participado dos jogos no presente ano.

b) Os municípios da Divisão B na Fase Regional poderão utilizar 02 atletas convidados do Estado do Paraná que não tenham participado dos jogos no presente ano. Para a Fase Final, além dos atletas convidados previstos para a Fase Regional, poderão ser utilizados mais 02 atletas que tenham participado na Fase Regional de qualquer uma das Regiões Esportivas conforme o Artigo xx.

Artigo xx. Nos convites de atletas da Fase Regional para a Fase Final deverão ser observadas as seguintes condições:

a) Os atletas devem ser de equipes que não tenham se classificado ou tenham desistido da disputa da Fase Final;

b) Os atletas não podem ter participado da Fase Regional como “atletas convidados”;

c) Os nomes dos atletas devem constar em súmula ou outro documento legal com registro pela equipe de arbitragem, quando esta assim o permitir;

d) Os atletas convidados somente poderão participar na Fase Final na mesma modalidade que disputaram a Fase Regional em qualquer Região Esportiva.

2) ESTRUTURA TÉCNICA DE DISPUTA DOS JOGOS

2.1) PERÍODOS DE REALIZAÇÃO

> Fase Regional (12 Regiões Esportivas) - 13 a 19 de julho de 2012

> Fase Final - São José dos Pinhais - 09 a 18 de novembro de 2012

2.2) NÚMERO DE EQUIPES DIVISÃO “A

> Conforme o número de equipes participantes na Fase Regional do ano anterior (2011).

> Até 80 equipes – 08 equipes

> De 81 a 160 equipes – 10 equipes

> Acima de 161 equipes – 12 equipes

> Acesso e decesso de 02 equipes, ficando em 2012:

BASQUETEBOL FEMININO – 08 EQUIPES BASQUETEBOL MASCULINO – 08 EQUIPES

1º A 2011 – MEDIANEIRA 1º A 2011 – CAMPO MOURÃO

2º A 2011 – MARINGÁ 2º A 2011 – PONTA GROSSA

3º A 2011 – PONTA GROSSA 3º A 2011 – MARECHAL CÂNDIDO RONDON

4º A 2011 – LONDRINA 4º A 2011 – ASTORGA

5º A 2011 – TOLEDO 5º A 2011 – TOLEDO

6º A 2011 – CAMPO MOURÃO 6º A 2011 – LONDRINA

1º B 2011 – CURITIBA 1º B 2011 – MARINGÁ

2º B 2011 – FOZ DO IGUAÇU 2º B 2011 – GOIOERÊ

FUTEBOL MASCULINO – 10 EQUIPES

1º A 2011 – PONTA GROSSA

2º A 2011 – ARAUCÁRIA

3º A 2011 – LONDRINA

4º A 2011 – COLOMBO

5º A 2011 – CASCAVEL

6º A 2011 – MARINGÁ

7º A 2011 – CIDADE GAÚCHA

8º A 2011 – CURITIBA

1º B 2011 – FRANCISCO BELTRÃO

2º B 2011 – CAMPO MOURÃO

FUTSAL FEMININO – 10 EQUIPES FUTSAL MASCULINO – 12 EQUIPES

1º A 2011 – LONDRINA 1º A 2011 – CURITIBA

2º A 2011 – FOZ DO IGUAÇU 2º A 2011 – CASCAVEL

3º A 2011 – CAMPO MOURÃO 3º A 2011 – PONTA GROSSA

4º A 2011 – TOLEDO 4º A 2011 – LONDRINA

5º A 2011 – COLOMBO 5º A 2011 – PIÊN

6º A 2011 – GUARAPUAVA 6º A 2011 – FOZ DO IGUAÇU

7º A 2011 – MARINGÁ 7º A 2011 – CIANORTE

8º A 2011 – CÉU AZUL 8º A 2011 – ALTÔNIA

1º B 2011 – TELÊMACO BORBA 9º A 2011 – SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

2º B 2011 – FAXINAL 10º A 2011 – UMUARAMA

1º B 2011 – SÃO PEDRO DO IGUAÇU

2º B 2011 – SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

HANDEBOL FEMININO – 08 EQUIPES HANDEBOL MASCULINO – 08 EQUIPES

1º A 2011 – CASCAVEL 1º A 2011 – FRANCISCO ALVES

2º A 2011 – FRANCISCO ALVES 2º A 2011 – CAMPO MOURÃO

3º A 2011 – CIANORTE 3º A 2011 – LONDRINA

4º A 2011 – FOZ DO IGUAÇU 4º A 2011 – SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

5º A 2011 – MARINGÁ 5º A 2011 – CORBÉLIA

6º A 2011 – MATELÂNDIA 6º A 2011 – MARINGÁ

1º B 2011 – ASTORGA 1º B 2011 – CASCAVEL

2º B 2011 – CAPANEMA 2º B 2011 – ARAPONGAS

VOLEIBOL FEMININO – 08 EQUIPES VOLEIBOL MASCULINO – 08 EQUIPES

1º A 2011 – MARINGÁ 1º A 2011 – MARINGÁ

2º A 2011 – MARECHAL CÂNDIDO RONDON 2º A 2011 – MARECHAL CÂNDIDO RONDON

3º A 2011 – PONTA GROSSA 3º A 2011 – PONTA GROSSA

4º A 2011 – TOLEDO 4º A 2011 – CIANORTE

5º A 2011 – CASCAVEL 5º A 2011 – CURITIBA

6º A 2011 – CURITIBA 6º A 2011 – CASTRO

1º B 2011 – LAPA 1º B 2011 – LONDRINA

2º B 2011 – PRUDENTÓPOLIS 2º B 2011 – FRANCISCO BELTRÃO

2.3) NÚMERO DE EQUIPES DIVISÃO “B” - FASE FINAL

> 12 campeões Regionais + Município-sede (São José dos Pinhais)=13 equipes.

 

3) SESSÃO PRELIMINAR

> Fase Regional: 03 de julho de 2012

> Fase Final: 23 de outubro de 2012

4) INSCRIÇÕES DAS MODALIDADES/MUNICÍPIOS

> Inscrições para a Fase Regional: até 13 de abril de 2012

> Inscrições para a Fase Final - Modalidades em disputa apenas na Fase Final: até 27 de julho de 2012

5) INSCRIÇÕES DE ATLETAS

> O formato das inscrições de atletas e dirigentes será definido após confirmação de um novo sistema de organização de competições.

6) SUBSTITUIÇÕES DE ATLETAS (MODALIDADES INDIVIDUAIS)

> Não haverão substituições de atletas (sistema online – cadastro de atletas até 96 horas antes do início dos jogos)

7) SUBSTITUIÇÃO E INCLUSÃO DE ATLETAS (MODALIDADES COLETIVAS)

> Não haverão substituições ou inclusões de atletas (sistema online - cadastro de atletas até 96 horas antes do início dos jogos)

8) DESISTÊNCIA EQUIPES (MODALIDADES COLETIVAS) CLASSIFICADAS NA FASE REGIONAL (DIVISÃO B) OU PRÉ CLASSIFICADAS (DIVISÃO A) PARA CONVITES

> Até o prazo de inscrições para a Fase Final: 27 de julho de 2012

9) DESISTÊNCIA DE EQUIPES INSCRITAS

> Não haverá desistência. Os municípios deverão participar da competição em todas modalidades que forem inscritas, caso contrário será encaminhado relatório à Justiça Desportiva para providências.

10) CLASSIFICAÇÃO GERAL – FASE FINAL (PONTUAÇÃO – SOMA DAS DUAS DIVISÕES)

DIVISÃO “A” DIVISÃO “B”

1º lugar - 21 pontos 1º lugar - 13 pontos

2º lugar - 18 pontos 2º lugar - 10 pontos

3º lugar - 16 pontos 3º lugar - 08 pontos

4º lugar - 14 pontos 4º lugar - 06 pontos

5º lugar - 12 pontos 5º lugar - 04 pontos

6º lugar - 11 pontos 6º lugar - 03 pontos

7º lugar - 10 pontos 7º lugar - 02 pontos

8º lugar - 09 pontos 8º lugar - 01 ponto