REGULAMENTO 2016
 

Prefeitura Municipal de Ouro Verde do Oeste

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

Diretoria Municipal de Esportes

COPA OURO VERDE DE FUTSAL 2016

EQUIPES DE OURO VERDE E SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS

Taxa de Inscrição:  250,00 (DUZENTOS E CINQUENTA REAIS)

PREMIAÇÃO 2.500,00 (10 EQUIPES)

1ºLUGAR: (50%)1.250,00   2ºLUGAR: (30%)750,00   3ºLUGAR (20%)500,00

Troféus até 3o.Lugar

Troféu para Artilheiro e Melhor Defesa

 

 
 
 

Prefeitura de Ouro Verde do Oeste – Diretoria de Esportes

Copa Ouro Verde de Futsal Regional Livre 2016

A Ficha e Taxa de Inscrição deve ser entregue no Ginásio de Esportes:

Fones de Contato: 3251-8067(Ginásio de Esportes)  9909-9219 (Prof. Jaime Lira Leal)

Diretoria Municipal de Esportes – Ouro Verde do Oeste-PR

 

REGULAMENTO GERAL

COPA OURO VERDE DE FUTSAL - EDIÇÃO 2016

CATEGORIA MASCULINO LIVRE

 

DA PARTICIPAÇÃO

*Poderão participar da competição equipes de Ouro Verde do Oeste e equipes convidadas.

*Atletas menores de 18 anos deverão ter autorização do responsável Legal.

*A partir da 1ª. participação jogando por uma determinada equipe, o atleta não poderá mais mudar de equipe.

*A ficha de inscrição deverá ser entregue até a data estipulada no Arbitral, com no mínimo 08 (oito) atletas inscritos.

*Cada equipe poderá inscrever seus atletas até completarem o número máximo de 14 (quatorze), até o final da fase classificatória.

*Os técnicos deverão apresentar a Carteira de Identidade dos atletas, na mesa dos árbitros, antes do início da 1a. partida. Uma vez apresentada a Carteira de Identidade, não haverá necessidade de apresentação do documento nas partidas posteriores.

CONGRESSO TÉCNICO

Local: Ginásio de Esportes de Ouro Verde do Oeste. Será realizado o sorteio dos Grupamentos e chaves com participação dos representantes das equipes. Os responsáveis pelas equipes receberão, da Comissão Organizadora, confirmação do dia e horário do início da competição.

COMISSÃO DISCIPLINAR

A Comissão Disciplinar da Copa Ouro Verde de Futsal será composta por membros indicados pela Organização da competição(C.C.O.) Comissão Central Organizadora.

ARBITRAGEM

A Arbitragem ficará a cargo da Liga de Árbitros de Toledo.

FICHA DE INSCRIÇÃO

*Deverá ser entregue até a data previamente determinada no Congresso Técnico com nome dos atletas participantes, técnico, auxiliares, e denominação da equipe.

*Será cobrada uma TAXA DE INSCRIÇÃO para cada equipe participante no valor de R$ 250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais).

*O Pagamento da Taxa de inscrição deverá ser efetuado, impreterivelmente, até 48 hs antes do início da 1a. rodada da competição..

*Além dos 14 (quatorze) atletas, a equipe participante poderá inscrever 01 Técnico, 01 Auxiliar Técnico e 01 Massagista.

*Os Dirigentes (Técnico, Auxiliar Técnico e Massagista) deverão ser obrigatoriamente, maiores de 18 anos.

*O Técnico, Auxiliar e Massagista, poderão ser substituídos a qualquer tempo, bastando fazer o comunicado na mesa dos árbitros.

*O atleta deverá ser inscrito apenas por uma equipe. Caso o atleta esteja inscrito por duas ou mais equipes, terá sua inscrição homologada no momento em que atuar na sua primeira partida. No momento da constatação, a equipe prejudicada poderá fazer alteração na ficha de inscrição.

*Após a entrega da ficha de inscrição com os 14 atletas, não poderá haver alteração nos nomes constantes na mesma.

OBS: As alterações só poderão ser feitas na fase de classificação. Na fase semifinal e final não poderá haver alteração (inclusão ou troca de atletas).

UNIFORMES:

*No caso de coincidência nas cores do UNIFORME, haverá o sorteio para troca do mesmo. O Árbitro dará condição de jogo ou não, quanto à coincidência de uniformes. É de competência exclusiva do Árbitro considerar se as equipes estão devidamente uniformizadas. É obrigatório o uso de Caneleiras e da Braçadeira de Capitão das equipes participantes do evento.

*Caso o Árbitro considere uma equipe sem condições de jogo, deverá impedir a sua participação, com tolerância máxima de 10 (dez) minutos para se apresentar devidamente uniformizada.

*É vedado o início de uma partida sem que as equipes se apresentem com no mínimo 03 (três) atletas, e não será permitida sua continuação se uma das equipes, ou ambas, ficarem reduzidas a menos de 03 (três) atletas. 

*No banco destinado aos reservas, no início da partida e durante o seu transcorrer, somente poderão permanecer os atletas reservas, devidamente uniformizados e identificados, em condições de participar da partida e mais 01 Técnico, 01 Auxiliar Técnico e 01 Massagista. 

*A Comissão Técnica das equipes poderá permanecer no banco com bermuda ou calça, camisa ou camiseta, e tênis ou sapato fechado, mas não será permitida a sua permanência com regata, chinelo, sandália e short ou uniforme que possa confundir com o dos atletas.  Às costas das respectivas camisas, deverão ter numeração, não sendo permitida a repetição de números na mesma equipe e não será permitido numeração feita com fita crepe, esparadrapo ou similar.  É Igualmente obrigatória a diferenciação da cor do número para a cor da camisa.  As camisas poderão ter patrocinadores diferentes, estampados no uniforme, desde que não comprometa a visualização da cor predominante.  O equipamento dos Árbitros será o previsto na Regra 4 (quatro) da CBFS.

DOS CRITÉRIOS TÉCNICOS

A Copa Ouro Verde de Futsal, será realizada de acordo com as Regras da Confederação Brasileira de Futsal e pelo que dispuser neste Regulamento. A classificação das equipes na primeira fase será por pontos ganhos, adotando-se os seguintes critérios:  *Vitória: 3 pontos   *Empate: 1 ponto   *Derrota: 0 ponto.

O sistema de desempate adotado será o seguinte:

1.  Saldo de gols entre as equipes empatadas;

2.Confronto direto (utilizado somente no caso de empate no saldo de gols entre 02 equipes);

3. Ataque mais positivo (total de gols-pró - somatória)

4. Menor número de Cartões VERMELHO

5. Menor número de Cartões AMARELO

6. Sorteio.

*Em caso de “WO”, além de 03 (três) pontos ganhos para efeito de contagem, será conferido o placar de 1 x 0 (um a zero). A equipe que causar o “WO”   SERÁ ELIMINADA DO TORNEIO, mantendo os resultados anteriores. 

*OBS: No caso de problemas no deslocamento das equipes para o local de jogo, deverá ser comunicado à C.C.O. por telefone. 

*Ocorrendo empate com necessidade de apontar um vencedor (cruzamentos, semifinal e final), será adotado o seguinte critério:  Prorrogação com 1 tempo de 05 (cinco) minutos cronometrados, e persistindo o empate, disputa de penalidades.

DURAÇÃO DAS PARTIDAS (MASCULINO LIVRE):

*O período de jogo será de 02 tempos de 20 (vinte) minutos corridos, havendo parada do cronômetro apenas nos casos de demora excessiva (contusão, tempo técnico, etc). *O intervalo de jogo (do 1o. para o 2o tempo) será de 5 minutos.

*OBS: As equipes participantes deverão trazer bolas para o aquecimento da equipe.

DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES

*Os árbitros farão o controle disciplinar do jogo com a aplicação dos cartões punitivos, estabelecidos nas Regras Oficiais do FUTSAL, nas cores Amarela (advertência) e Vermelho (expulsão).

*Haverá a suspensão automática e conseqüentemente a impossibilidade de participar da partida subseqüente os Atletas, Técnico, Auxiliar Técnico e Massagista que, no mesmo Torneio receber:

01 (um) Cartão Vermelho (Expulsão) ou 03 (tres) Cartões Amarelos (Advertência).

*A aplicação da suspensão automática independe do resultado do julgamento a que for submetido pela Conselho Disciplinar.

*A contagem dos cartões (Amarelos e Vermelhos) é feita dentro do mesmo Torneio, seja ele dividido ou não em fases, daí serem os cartões recebidos na fase de classificação agregados àqueles que por ventura vierem a ser aplicados nas fases seguintes, para fins de suspensão automática.

*O controle de cartões recebidos independente de comunicação oficial da CCO ou da mesa de arbitragem e será de responsabilidade de cada equipe. Em caso de denuncia de atleta jogando irregularmente, a CCO tomará as providências para anulação da partida e penalizando a equipe infratora com derrota por 1 x 0.

*A soma de cartões, para fins de aplicação de suspensão automática é feita separadamente e por tipologia de cartão, não havendo possibilidade do cartão vermelho apagar o cartão amarelo já recebido na mesma ou em outra partida.

*Se o mesmo atleta em determinado momento do Torneio, simultaneamente acumular 03 (três) cartões amarelos, cumprirá automaticamente a suspensão por 01 (uma) partida.

*O Cartão Vermelho recebido na partida, não anula o Cartão Amarelo, caso já tenha recebido, na mesma partida.

*A equipe que utilizar atleta irregular em qualquer partida submete-se:

Perda automática dos pontos ganhos na partida em caso de vitória ou empate com atribuição de 03 (três) pontos e placar de 1 X 0 em favor da equipe adversária;

A irregularidade configurar-se-á nas seguintes hipóteses:

*Inexistência de inscrição do atleta para a disputa do Torneio;

*Atuar quando sujeito ao cumprimento de suspensão automática, por força de cartões amarelos e/ou vermelhos;

*Participar da partida quando sujeito ao cumprimento de penalidades administrativas previstas no Regulamento do Torneio ou aplicação em função de Julgamento;

*Outras irregularidades que possam ocorrer em função de infração das Regras Oficiais do FUTSAL, ou deste Regulamento;

PENA: Perda dos pontos na(s) partida(s) em que jogou irregular e eliminação do atleta da Competição.

*A inclusão de Técnico, Auxiliar Técnico ou Massagista, automaticamente suspenso(s), implicará na perda de pontos que eventualmente a equipe infratora tenha ganhado pela utilização indevida e implicará na perda de 03 (três) pontos em favor da equipe adversária e o placar de 1 X 0 (um a zero) para a equipe adversária. 

*Se uma partida for encerrada por falta de número mínimo legal de atletas, determinado pelas Regras Oficiais, a equipe que não tiver o número mínimo de atletas será considerada perdedora pelo placar de 1 x 0 (um a zero), somando-se os 03 três) pontos para a equipe que tinha o número mínimo de atletas para a continuidade da partida.

*Para controle da artilharia e defesa menos vazada será mantido o resultado da partida o mesmo acontecendo com os cartões que por ventura tenham sido aplicados.

*Nas hipóteses previstas neste Regulamento, o resultado registrado no encerramento da partida não será alterado, será mantido o mesmo para fins de saldo de gols. 

*A expulsão da partida prevista na legislação esportiva do atleta ou pessoa ligada à equipe irá sujeitá-lo as penalidades no caso de:

1.Proceder deslealmente ou inconvenientemente durante a partida;

2.Reclamar por gestos ou palavras, contra as decisões do Árbitro;

3.Ofender moralmente a equipe de arbitragem;

4.Desrespeitar, por gestos ou palavras a equipe de arbitragem;

5.Praticar jogadas violentas;

6.Praticar atos de hostilidade contra adversários;

7.Praticar atos ofensivos contra companheiro de equipe ou componentes de equipes adversárias, Mesários e Comissão Organizadora ou qualquer pessoa envolvida na organização do Torneio;

8.Praticar gestos obscenos e atitudes antidesportivas à torcida;

PENAS:

1ª Expulsão – 01 (um) partida de suspensão;

2ª Expulsão – 02 (duas) partidas de suspensão, e assim sucessivamente até o final do Torneio.

Casos considerados graves pela Comissão Disciplinar:

O atleta julgado pela Comissão Disciplinar por ato de indisciplina grave será eliminação do Torneio de Futsal em disputa e proibido de participar, pelo período de 01 ano, de toda e qualquer atividade (Torneios, Campeonatos, etc) organizado pelo Departamento de Esportes de Ouro Verde do Oeste.

*Todos os atletas, Técnicos, Aux. Técnicos, Massagistas e Dirigentes inscritos na Copa Ouro Verde de Futsal, serão considerados primários, para efeitos de punição.

*A equipe de arbitragem será contratada, conforme processo licitatório, e atuará nas partidas, segundo escala e critérios da EQUIPE DE ARBITRAGEM.

*O Árbitro no exercício de suas funções aplicará as Leis e Regulamentos Oficiais e as demais previstas neste Regulamento, tendo para tal, poderes de ação disciplinar desde o momento que adentrar a quadra de jogo, até o momento da entrega da súmula de jogo devidamente assinada.

*Compete a CCO de Ouro Verde, zelar e fiscalizar a parte disciplinar dos participantes e do público, nas dependências do Ginásio de Esportes, podendo para tanto solicitar o auxílio de Força Policial ou Equipe de Segurança contratada.

 

PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO DE PARTIDA OU RESULTADOS DE PARTIDA

O pedido de impugnação de partida ou de seu resultado deve ser dirigido em uma PETIÇÃO, diretamente ao Presidente da Comissão Organizadora, em 02 (duas) vias, e só poderá ser assinada pelo Dirigente da Equipe, Clube ou Associação.  

São partes legitimas para promovê-lo: As Equipes, Clubes ou Associações que disputarem a partida e os que tenham imediato e comprovado interesse no seu resultado.  A impugnação deverá ser apresentada antes da próxima partida da equipe considerada infratora. A denúncia e a queixa conterão a descrição sumária da infração, o nome do infrator e da Equipe, Clube ou Associação a que pertencer, a infração praticada e as provas. A pauta de julgamento dos processos propriamente ditos, será fixada na Sala da CCO.

 

DA PREMIAÇÃO:

Troféus para as equipes classificadas até 3o.lugar.

Troféus para artilheiro e melhor defesa.

Total da premiação em dinheiro (2.500,00)

DOIS MIL E QUINHENTOS REAIS sendo: 

1.250,00(1o.Lugar)    750,00(2o.Lugar)    500,00(3o.Lugar)

Masculino Livre (2.500,00)

Campeão Masculino

01 Troféu

 

R$  1.250,00

Vice-Campeão Masculino

01 Troféu

 

R$  750,00

Equipe 3ª Colocada

01 Troféu

 

R$  500,00


Artilheiro

01 Troféu

 

 

Defesa Menos Vazada

01 Troféu

 

 

 

DO SISTEMA DE DISPUTA

Participação das equipes com 2 Grupos("A" e "B"): Na 1ª fase 5 equipes jogarão todas entre si, dentro do grupo, classificando 4 equipes de cada Grupo.  A 2a. Fase será o "Cruzamento Olímpico" entre os 2 Grupos (Mata-Mata): (1º.A X 4º.B)  (2o.A X 3o.B) (1º.B X 4º.A)  (2o.B X 3o.A). Os perdedores serão eliminados e os vencedores estarão na semifinal.  Após os jogos da semifinal os perdedores disputam 3º. Lugar e os vencedores disputam o 1º Lugar.

DO INÍCIO DA COMPETIÇÃO

A Copa Ouro Verde de Futsal Masc Livre terá seu início no dia 02 de Abril de 2016 (sábado, a partir das 19hs).

As partidas serão realizadas nos sábados, com início a partir das 19hs no Ginásio Municipal de Esportes de Ouro Verde do Oeste. Os horários dos jogos poderão ser alterados pela Comissão de Arbitragem e/ou C.C.O caso haja imprevistos por parte das equipes participantes ou equipe de arbitragem. Os casos serão analisados após verificação da ocorrência.

DISPOSIÇÕES FINAIS

A Comissão Organizadora será composta por professores, técnicos e estagiários da Diretoria Municipal de Esportes.

Não caberá recurso contra as decisões da Comissão Disciplinar, bem como ações na justiça comum.

Os casos omissos serão resolvidos pela C.C.O. Comissão Central Organizadora de Ouro Verde do Oeste.

 

Ouro Verde do Oeste, 02 de Fevereiro de 2016.

 Diretoria Municipal de Esportes

Prof. Jaime Leal